quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Um pequeno grande "almorco"

Em deslocação recente de férias, a um dos escribas desta página foi-lhe posta à frente, por uma simpática hospedeira da companhia de aviação Portugália (PGA), uma embalagenzinha prateada, onde se podia ler "Pequeno Almorco". A surpresa por tal acepipe rapidamente se dissolveu ao franquear o acesso visual e olfactivo ao que lá dentro se guardava. Nham, nham. Bem bom. Ouvem-se tantas estórias que nunca se sabe.

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Discordâncias de última hora

A agência de viagens Geotur tem, na sua página na Net, esta explicação sobre o que são as ofertas de última hora:


"O que significa produtos de Última Hora ?Um produto de última hora, são produtos que a Geotur coloca à disposição dos seus clientes, cuja data de partida é próxima da sua aquisição. Terá que ter sempre em atenção que os produtos de ultima hora tem uma validade curta(...)". Confira.

Ora bolas! Não joga a bota com a perdigota. Um produto são produtos? Ainda por cima, com uma vírgula entre sujeito e predicado? E os produtos tem, sem acento circunflexo?
Falta de Gramática, simplesmente.

sexta-feira, 9 de setembro de 2005

Falta de convicção?


Uma campanha eleitoral não é autêntica se não tiver a participação do Partido Operário de Unidade Socialista (POUS), e da sua carismática líder, Carmelinda Pereira. A corrida a Belém está a entusiasmar muita gente, e Carmelinda, como de costume, deixou-se contagiar pelo espírito da época. Decidiu então avançar com a candidatura à Presidência da República. Até aqui tudo bem. Não estamos é seguros se a pretendente a ocupar o cargo cimeiro da hierarquia institucional está ela mesma convicta para onde concorre. Senão, veja-se a forma como expressou, ontem, na apresentação pública da ideia, a sua intenção. Hesitando, lançou, cautelosamente:"Decidi apresentar-me às presidenciais... como candidata à Presidência da República". De que outra forma e a que cargo esperava ela candidatar-se?!!? A presidente da Junta de Freguesia da Falagueira? A membro da Assembleia Municipal da Calheta? Falta de cuidado ou falta de convicção?

segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Não se deixe "enghanar"

Teorias sobre a melhor forma de proceder à transposição para português de topónimos estrangeiros há muitas. Das mais sensatas às mais disparatadas. Das mais fiéis ao original às mais distantes. Casos há em que se altera consoante os modismos e convenções ditadas pela norma anglo-saxónica. Vem isto a propósito de alguns dislates que as nossas televisões - e alguns jornais - vão continuando a disseminar . Por exemplo, ainda agora a RTP1 passava em rodapé, no Jornal da Tarde, que o "Ghana derrotou por 2-0 o Uganda". Mas porquê? Não está há longos anos convencionado que se trata do Gana? Ainda há dias ouvia uma moça de um qualquer canal televisivo falar na "Algeria" (!!!), quando se queria referir à nação norte-africana cuja capital é Argel. Seria disléxica? Não. É antes uma falta de cuidado.

sábado, 3 de setembro de 2005

Do interior da trapalhada


A falta de cuidado é algo inerente à condição humana, portanto, algo desculpável em diferentes graus de grandeza, consoante a circunstância. A pura trapalhada, a raiar a aldrabice, será coisa de uns quantos, dispostos a causar prejuízo a um número exponencialmente maior. Então, quanto se está na pele de emissor, isto é, jornalista, a coisa dificilmente se desculpa. Veja-se o caso da SIC, que, na sua página on-line, conseguiu apurar que Karagounis, o novo reforço grego do Benfica, veio, não do Inter de Milão, mas sim do "interior de Milão" (sic SIC). Mas que grande falta de...juízo.